quarta-feira, 18 de abril de 2012


Exercícios - Resolvidos
1)      Quais características permitem a reunião dos protozoários em um mesmo grupo, embora eles possam apresentar diferentes linhas evolutivas entre os diversos filos?
Possuem núcleo individualizado por uma carioteca; não há parede celular, apenas membrana plasmática; muitos são capazes de locomoção; maioria heterotrófico e, poucos autotróficos.

2)      Quais critérios utilizados para separar os protozoários nos quatro filos descritos no quadro?
A estrutura locomotora: pseudópodes (rizópodes); flagelo (flegelados); cílios (ciliados) e sem estrutura (Esporozoa – apicomplexo)

3)     Explique como ocorrem os processos de trocas gasosas e excreção nos protozoários.
As trocas gasosas ocorrem por toda a superfície celular. Os aeróbios possuem mitocôndrias nas quais ocorre liberação de energia proveniente dos processos metabólicos.
As excretas solúveis podem ser eliminadas por difusão através da superfície celular. Nos protozoários de água doce existem vacúolos contráteis, o excesso de água absorvido devida a diferença osmótica entre os meios intra e extracelular.

4)     Qual a diferença entre hospedeiro intermediário e hospedeiro definitivo?
Hospedeiro intermediário é aquele organismo onde o parasita desenvolve parte de seu estágio de vida. E o hospedeiro definitivo será aquele em que o parasita vai concluir seu ciclo de vida.

5)     Os gatos são considerados grandes transmissores da toxoplasmose, doença que passa geralmente despercebida pela maioria das pessoas. Porém, ela é perigosa para mulheres grávidas, pois pode causar má-deformação no feto. Algumas famílias chegam até a se desfazer desses animais quando a mulher engravida, temendo a contaminação. Entretanto, cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos após tocar o animal, são suficientes para evitar o problema. Descreva a forma de transmissão mais comum dessa doença.


Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Homens e outros animais também podem hospedar o parasita.
A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados — em especial carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma, por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado por elas mesmas.
A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra.
Seu diagnóstico é feito levando em conta exames clínicos e exames laboratoriais de sangue. (Drauzio Varela) (fonte: http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/toxoplasmose)

6)     A figura abaixo representa três protozoários com estruturas locomotoras. Cite o nome de cada uma e descreva como elas funcionam para provocar o deslocamento desses seres. O que representam as estruturas esféricas no interior de cada um deles? Por que o organismo número três possui duas dessas esferas?
As esferas são os núcleos e o Paramecium (Ciliado) possuem um micronúcleo e um macronúcleo.
7)     Entre as algas encontramos formas adultas haplóides e diplóides distribuídas igualmente entre as diferentes espécies. Explique as diferenças entre elas.
HAPLÓIDE (n) – São aquelas algas que em todas as células do talo possui nas suas células metade do genoma da espécie. Nelas ocorre produção de gametas por mitose. Os mesmos se fundem formando um zigoto diplóide (2n). O zigoto sofre meiose e forma outras quatro células haplóides (n) chamadas de ZOÓSPORO. Cada zoósporo dará origem a uma alga haplóide (n). Esse ciclo é chamado de haplobionte haplonte.

DIPLÓIDE (2n) – as algas envolvidas possuem o talo DIPLÓIDE (2n). uma estrutura reprodutiva forma gametas haplóides (n) por meiose. Esses são liberados no ambiente e encontram outros e fundem-se formando zigotos diplóides (2n). quando encontra um ambiente favorável, fixa-se e forma um indivíduo diplóide. Esse ciclo é chamado haplobionte diplonte.

            ALTERNÂNCIA DE GERAÇÕES (n/2n) ou HAPLODIPLOBIONTE ou DIPLOBIONTE – algumas células desenvolvem dois tipos de talos. Um chamado de esporófito (2n) e outro de gametófito (n). Neste caso ocorre que o esporófito (2n) produz células haplóides (n), os esporos. Os esporos vão dar origem aos gametófitos (n). O gametófito produz células haplóides (n) que se encontra com outro formando o zigoto (2n) que dá origem a um indivíduo diplóide (2n), o esporófito. Assim, o ciclo se alterna.

Fonte imagens: http://www.infoescola.com/biologia/ciclos-de-vida-haplobionte-diplobionte/)
  
8)    Descreva a relação que existe entre protozoários do gênero trichonympha com os cupins. Que vantagens cada espécie obtém com essa relação? Eles podem viver separadamente?
São simbiontes, o que significa que não podem viver separadamente. Ambos são beneficiados, o Trichonympha sobrevive no trato digestório (intestino) de cupins, auxiliando na digestão da celulose.

9)     Uma hipótese bastante aceita afirma que, entre todas as algas, as clorofíceas devem ter dado origem aos vegetais. Quais são as características desse filo que pode sustentar essa hipótese?
Apresentam as clorofilas A e B (pigmentos predominantes), reservas de amido e parede celulósica.

10) Monte uma tabela comparativa entre as seguintes doenças: amebíase, giardíase, leishmaniose, malária e doença de chagas. A tabela deve contemplar os seguintes critérios, agente causador, forma de transmissão, órgão afetado, sintomas mais comuns, ser sintomática ou assintomática e formas de profilaxia. (tabela abaixo)

11)  Monte um quadro comparativo entre diversos filos de algas contemplando os seguintes critérios: tipos de clorofilas presentes nos cloroplastos; presença de outros pigmentos; tipos de substâncias de reserva que podem ser armazenadas; outras substâncias presentes na parede celular além da celulose; representantes uni e pluricelulares; representantes de vida livre ou coloniais; modo de vida planctônico ou bentônico; ambientes em que vivem: marinhos, de água doce  ou terrestre com umidade.

12) Tanto protozoários como as algas podem produzir células de resistências respectivamente cistos e esporos. Explique como se formam essas células e a importância delas.
Cistos: É a forma de resistência ou inativa. O protozoário secreta uma parede resistente (parede cística) que o protegerá quando estiver em meio impróprio ou em fase de latência (baixa atividade metabólica). Frequentemente há divisão nuclear interna durante a formação do cisto.
Esporos:São células resistentes ao calor e a dessecação. Então, protege o material genético da espécie.

13) Suponha que uma pessoa tenha construído um pequeno tanque no jardim de sua casa para colocar peixes. O ambiente está despovoado. Que tipo de reprodução pode favorecer algas e protozoários para colonizar e ocupar rapidamente essa área? Explique.
Assexuada, pois dessa forma a população aumenta exponencialmente.


Espécie
Doença
Vetor
Sintomas e Diag. Clinico
Diagnostico-LAB.
Transmissão
Profilaxia

Entamoeba histolytica

Amebíase

Homem

Ulcerações intestinais, desenteria, colite, febre, anorexia enfraquecimento.


Exame parasitológico de Fezes (EPF)

Ingestão de água ou alimentos contaminados com cistos, eliminados com fezes humanas.

 Tratamento de água, saneamento publico e higiene pessoal
Giárdia lamblia
Giardíase
Homem
Diarréia, febre, anorexia enfraquecimento
Exame parasitológico de Fezes (EPF)
Ingestão de água ou alimentos contaminados com cistos, eliminados com fezes humanas

Tratamento de água, saneamento publico e higiene pessoal
Leishmania brasiliensis
(heteroxeno)
Leishmaniose tegumentar americana
(úlcera de Bauru)
Flebotomo
(fêmea)
Ulcerações no rosto (nariz, boca, faringe), braços e pernas. Necrose de tecidos conjuntivos.
Exame direto-raspagem ferida
PCR-DNA do parasita
Phlebotomus
(flebotomo)
Tratamento do doente
Telamento das janelas e portas
Evitar os horários de pico (inicio da noite)


Uso de inseticidas e repelentes
Trypanosoma cruzi
Doença de Chagas
Triatoma
(barbeiro)
Febre, mal estar miocardite, Enterocolite,
Esofagite
Pesquisa de anticorpos para T.cruzi
   Fezes do insetoTriatoma (barbeiro), através de lesões na pele.(hematofagia)
Tratamento dos doentes
Combate ao triatoma
Moradias de alvenarias

Plasmodiumsp.
 (heteroxeno)
Malária
Anopheles
(fêmea)
Febres, anemia, lesões no baço, fígado e medula óssea.
Gota espessa
Picada da fêmea do (Anopheles).
Tratamento do doente evitar horários de pico Telamento nas janelas e portas
Uso de inseticida e repelente
Fonte: http://pt.scribd.com/Biologia%20Bioclassy/d/4124086-Biologia-CEESVO-apostila1


2 comentários: