sexta-feira, 2 de março de 2012

ASSUNTO: Meteorologia - Relâmpagos e Raios

Ainda sobre os raios...
Não me contentei em saber que os raios podem subir e não apenas descerem. então fui atrás de mais informações. Mas que raios são esses tais raios????
Bem, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial) o "relâmpago é uma corrente elétrica muito intensa que ocorre na atmosfera com típica duração de meio segundo e típica trajetória com comprimento de 5 a 10 quilômetros. Ele é conseqüência do rápido movimento de elétrons de um lugar para outro. Os elétrons se movem tão rápido que fazem o ar ao seu redor iluminar-se, resultando em um clarão, e aquecer-se, resultando em um som (trovão). Apesar de estarem normalmente associados a tempestades, também podem ocorrer em tempestades de neve, tempestades de areia, durante erupções vulcânicas, ou mesmo em outros tipos de nuvens, embora nestes casos costumem ter extensões e intensidade bem menores. Quando a descarga conecta-se ao solo é chamada de raio." 


Hum....relâmpago somente na atmosfera e raio quando a descarga elétrica atinge o chão.


Veja, em vídeo
No vídeo acima tem um momento em que ocorrem, ao mesmo tempo, a formação de um relâmpago e um raio. Os autores do vídeo diminuem a velocidade para podermos observar. Sugiro que no exato momento, em slow motion, pare o vídeo e olhe a imagem.


Para os desavisados, lá vai a...


Cartilha de Proteção contra Raios
A cada 50 mortes por raios no mundo, uma é no Brasil, o país campeão mundial em incidência do fenômeno. São 130 mortes, mais de 200 feridos por ano e prejuízos anuais da ordem de um bilhão de reais no país.
Portanto, é preciso saber o que fazer e o que evitar quando se escuta o barulho característico de um raio, o trovão!
80% das circunstâncias em que acontecem mortes por raios podem ser evitadas se as pessoas souberem como se proteger. E por isso o ELAT criou e está disponibilizando uma Cartilha de Proteção contra Raios, elaborada de forma simples e didática. (clique aqui para visualizar a cartilha)



E minha mãe que cobria, com pano, o espelho em dia de chuva....ehehehehehehe


Nada como a curiosidade e pesquisa para mudar paradigmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário