"Prédio verde" em São Leopoldo é exemplo de sustentabilidade
Fonte: Zero Hora
Inaugurada em 2009, estrutura da SAP Labs Brasil em São Leopoldo foi apresentada a jornalistas estrangeiros
Álisson Coelho, de São Leopoldo
A fachada não é verde, mas mesmo assim, o prédio é chamado de green building (edíficio verde). Uma das primeiras construções 100% sustentáveis da América Latina, a estrutura da SAP Labs Brasil em São Leopoldo, no Vale do Sinos, chamou a atenção de jornais de vários países. Repórteres de seis nacionalidades desembarcaram no Estado para conhecer o exemplo da construção pensada para minimizar os impactos no meio ambiente.
Inaugurada em 2009 dentro do Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos), a estrutura recebeu investimentos de cerca de R$ 40 milhões. Entre outras iniciativas, a empresa reutiliza toda a água que descarta através de um sistema próprio de tratamento. As vidraças, que formam as paredes e o teto do prédio, permitem a entrada de luz natural, minimizando o uso de eletricidade.
Ao redor da construção, erguida na Unisinos, um sistema instalado em frente às vidraças bloqueia o calor do sol, ajudando no controle da temperatura. Os condicionadores de ar possuem um sistema inteligente, e entram em funcionamento automaticamente em caso de necessidade.
Foto: Miro de Souza, Agência RBS
Com os sistemas instalados na empresa, a SAP realizou um trabalho de educação ambiental de seus colaboradores. Essas iniciativas geraram resultados diretos. Se comparada com uma estrutura comum, o prédio em São Leopoldo consome 70% a menos de energia e 60% a menos de água.
— Estamos conseguindo reduzir o consumo a cada ano. Outro reflexo positivo é que, por estar dentro dessa cultura diariamente, nossos colaboradores estão implementando essas práticas em casa — afirma um dos coordenadores da empresa, Fabiano André Hennemann.
Se a estrutura atual de 8 mil metros quadrados já impressiona, nos próximos meses ela deve dobrar de tamanho. Um novo prédio, ao lado do atual, deve começar a ser construído em julho. Com isso, a empresa que hoje conta com 510 funcionários em São Leopoldo deve ultrapassar os mil colaboradores.
Os benefícios das medidas no comparativo entre 2010 e 2011:
Energia: - 9,58%
Lixo não reciclado: - 21,07%
Lixo reciclável gerado: - 46,63%
Plástico: - 64,17
Papel: - 33,31%
A empresa conseguiu, no último ano, reduzir seu consumo de energia e baixar os volumes de lixo gerado. Em contrapartida, teve aumento no número de funcionários de 37,1%.
Jornais que vieram conhecer o prédio:
USA Today — Estados Unidos
Business Green — Reino Unido
L’Informaticien — França
Computerworld — Reino Unido
01 Business and Technologies — França
Focus Magazine — Alemanha
Sekret Firmy — Rússia
Diario Perfil — Argentina
Financial Times — Estados Unidos
Sobre a SAP
A SAP é líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial. A empresa está presente no mundo todo, com operações próprias e via parceiros de negócios. Na América Latina, possui subsidiárias em 12 países. A empresa estima que 63% da receita com transações financeiras no mundo circulam na plataforma SAP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário