segunda-feira, 21 de maio de 2012


Atividades com os fungos
1)      A classificação dos fungos ainda gera discussões entre os micologistas. Até 1969, os fungos eram incluídos no reino vegetal, porém novos permitiram que fossem considerados em um reino à parte. Explique por que os fungos não podem ser classificados como plantas.

2)      Os fungos podem desenvolver-se sobre inúmeros tipos de alimento, formando estruturas visíveis a olho nu, conhecidas como bolores ou mofos. Observem a imagem.


a.       Qual das formas de nutrição existentes no reino Fungo explica melhor a imagem observada?
b.      Qual a importância desse modo de vida para os ecossistemas?
c.       Dos filos estudados, qual possui representantes que, caracteristicamente, formam os bolores do pão? De forma geral como os fungos absorvem seus nutrientes?

3)      Esquematize no seu caderno o padrão geral do ciclo de vida dos fungos. Em seu esquema, indique quais são as etapas haplóides e quais são as diplóides.

4)      Em um experimento, o pesquisador observou a taxa de crescimento de uma planta isolada e depois a taxa de crescimento da mesma espécie de planta com fungos associados às suas raízes.
a.       Cite um tipo de mutualismo entre raízes de plantas e fungos.
b.      Esboce um gráfico que represente as taxas de crescimento da planta isolada e da planta com fungos associados

5)      Ao analisar o terreno no qual gostaria de plantar espécies vegetais frutíferas, um agricultor constatou que o solo em questão era muito arenoso, fazendo com que água da chuva levasse grande parte de seus nutrientes, como o nitrogênio e o fósforo, para riachos da região. O agricultor, então, fez uso de uma técnica que envolve a presença de fungos simbiontes.
A estratégia utilizada pelo agricultor foi bem sucedida em melhorar a qualidade do solo? Justifique sua resposta.

6)      Em uma aula prática de biologia, João fotografou o tronco de uma árvore.


a.       Que associação biológica pode ser identificada sobre o tronco da árvore?
b.      Como os organismos que constituem essa associação interagem?

7)      As leveduras podem viver tanto na presença quanto na ausência do gás oxigênio.
a.       Que processos de obtenção de energia as leveduras realizam em cada uma dessas situações?
b.      Em qual das situações a atividade metabólica das leveduras é mais alta? Por quê?

8)      Por que os fungos não devem ser classificados como plantas?

9)   Cite alguns benefícios e prejuízos causados pelos fungos ao homem.

10)   Como é que o corpo do fungo consegue se espalhar pelo ambiente?

11)   Como é o corpo do fungo pluricelular?

12)   Dê exemplo de fungo zigomiceto.

13)   Cite dois exemplos de ascomicetos e explique como é feita a reprodução assexuada desses fungos.

14)   Qual a utilidade do levedo para o homem?

15)   Nos sistemas mais antigos de classificação biológica os fungos e as plantas pertenciam ao mesmo reino, o que atualmente não mais ocorre.  Cite três características que justifiquem a retirada dos fungos do reino vegetal.

16)   O mofo que ataca os alimentos, os cogumelos comestíveis e o fermento de fazer o pão são formados por organismos que pertencem ao Reino Fungi. Com relação a esse grupo indique a(s) proposição(ões) verdadeira(s):

01) São organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares autotróficos facultativos.

02) O material nutritivo de reserva é o glicogênio.

04) Em função da nutrição heterótrofa, esses seres podem viver em mutualismo, em

saprobiose ou em parasitismo.

08) Alguns fungos são utilizados na obtenção de medicamentos.

16) Nutrem-se por digestão extracorpórea, isto é, liberam enzimas digestivas no 

ambiente, que fragmentam macromoléculas em moléculas menores, permitindo sua 

absorção pelo organismo.

32) Na alimentação humana são utilizados, por exemplo, na fabricação de queijos, 

como o roquefort e o gorgonzola.

64) Reproduzem-se, apenas, assexuadamente por meio de esporos, formados em 

estruturas denominadas esporângios, ascos e basídios.  

Dê como resposta a soma dos números associados às proposições corretas.

17)   Sobre os fungos, assinale o que for correto.
1.       Os fungos são organismos uni ou pluricelulares, aclorofilados, com parede celular e sua reprodução normalmente envolve esporos, como ocorre entre algumas plantas. Armazenam glicogênio e, como os animais, apresentam nutrição heterótrofa. Em virtude de suas peculiaridades, são enquadrados num reino exclusivo: o reino Fungi.
2.       Na agricultura, são bastante reconhecidas as doenças causadas por fungos em plantas cultivadas como: arroz, milho, feijão, batata, tomate, café, algodão e outras. Entre tantos exemplos pode-se citar o fungo  Hemileia vastatrix, causador da ferrugem do café, doença que dizimou grande parte dos cafezais brasileiros na década de 70.
3.       Na fabricação do álcool e de bebidas alcoólicas como o vinho e a cerveja, é fundamental a participação dos fungos da espécie Aspergillus flavus, que realizam fermentação alcoólica, convertendo açúcar em álcool etílico. Esses fungos, conhecidos como leveduras, são anaeróbios que realizam apenas fermentação como forma de obtenção de energia.
4.       Na espécie humana são conhecidas diversas micoses, que são doenças causadas por fungos. Entre elas consideram-se o "sapinho" ou a candidíase, causada pelo fungo  Candida albicans e a "frieira" ou pé-de-atleta, provocada pelo fungo  Tinea pedis.
5.       Existem fungos aliados dos interesses humanos na agricultura. É o caso do  Metarhizuim anisopliae, um fungo usado como controle biológico no combate aos seres nocivos às plantações, como besouros, cigarrinhas e outros insetos.

18)   Faça uma representação gráfica (desenho) de um fungo basidiomiceto com suas estruturas anatômicas interna e externa.

19) Represente as diferenças entre hifas septadas e não septadas. Em qual(is) dos grupos dos fungos é mais comum as hifas com vários núcleos?

20) Monte a representação da chave filogenética dos fungos.

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