Atividades com os fungos
1) A
classificação dos fungos ainda gera discussões entre os micologistas. Até 1969,
os fungos eram incluídos no reino vegetal, porém novos permitiram que fossem
considerados em um reino à parte. Explique por que os fungos não podem ser
classificados como plantas.
Resposta: não sintetizam clorofila, maioria não tem celulose na sua parede
celular (exceto alguns fungos aquáticos) a parede é de quitina e não armazenam amido como substância de
reserva.
3) Os
fungos podem desenvolver-se sobre inúmeros tipos de alimento, formando
estruturas visíveis a olho nu, conhecidas como bolores ou mofos. Observem a
imagem.
Fonte: http://dan-poucodetudo.blogspot.com.br/2011/08/pao-de-133-anos.html
a.
Qual das formas de nutrição existentes no reino
Fungo explica melhor a imagem observada? Decomposição
b.
Qual a importância desse modo de vida para os ecossistemas?
Ciclagem de nutrientes
c.
Dos filos estudados, qual possui representantes
que, caracteristicamente, formam os bolores do pão? Zygomicetos De forma geral como os fungos absorvem seus
nutrientes? Eles soltam ao seu redor uma substância chamada exoenzima,
que é praticamente igual à uma enzima digestiva. Essas enzimas digerem
moléculas organicas do ambiente, e então o fungo absorve o seu alimento que foi
digerido pelas exoenzimas.
4) Esquematize
no seu caderno o padrão geral do ciclo de vida dos fungos. Em seu esquema,
indique quais são as etapas haplóides e quais são as diplóides.
5) Em
um experimento, o pesquisador observou a taxa de crescimento de uma planta
isolada e depois a taxa de crescimento da mesma espécie de planta com fungos
associados às suas raízes.
a.
Cite um tipo de mutualismo entre raízes de
plantas e fungos. Micorriza
b.
Esboce um gráfico que represente as taxas de
crescimento da planta isolada e da planta com fungos associados.
6) Ao
analisar o terreno no qual gostaria de plantar espécies vegetais frutíferas, um
agricultor constatou que o solo em questão era muito arenoso, fazendo com que
água da chuva levasse grande parte de seus nutrientes, como o nitrogênio e o
fósforo, para riachos da região. O agricultor, então, fez uso de uma técnica que
envolve a presença de fungos simbiontes.
A estratégia
utilizada pelo agricultor foi bem sucedida em melhorar a qualidade do solo?
Justifique sua resposta. Sim,
porque os fungos ajudam as plantas na obtenção dos nutrientes antes das chuvas.
7) Em
uma aula prática de biologia, João fotografou o tronco de uma árvore.
a.
Que associação biológica pode ser identificada
sobre o tronco da árvore? Liquens
b.
Como os organismos que constituem essa
associação interagem?
A alga é
responsável pela produção de alimento orgânico e a realização da fotossíntese.
O fungo adequa-se ao ambiente, conservando a água que absorve para o
desenvolvimento da alga.
8) As
leveduras podem viver tanto na presença quanto na ausência do gás oxigênio.
a.
Que processos de obtenção de energia as leveduras
realizam em cada uma dessas situações?
Na ausência de oxigênio livre as leveduras realizam a
fermentação alcoólica (respiração anaeróbia). Na presença deste gás realizam a
respiração aeróbia.
b.
Em qual das situações a atividade metabólica das
leveduras é mais alta? Por quê?
A atividade metabólica é maior
quando realizam a respiração aeróbia porque o rendimento energético é maior do
que na fermentação.
9) Por que
os fungos não devem ser classificados como plantas? Idem questão 1
10) Cite
alguns benefícios e prejuízos causados pelos fungos ao homem.
Alimentos e bebidas, antibiótico / micoses, doenças como
a histoplasmose e prejuízos agrícolas.
11) Como é
que o corpo do fungo consegue se espalhar pelo ambiente?
Através da produção de hifas e geralmente na forma de
círculos.
12) Como é o
corpo do fungo pluricelular?
13) Dê
exemplo de fungo zigomiceto. “Bolor
do Pão”
14) Cite dois
exemplos de ascomicetos e explique como é feita a reprodução assexuada desses
fungos. Aqueles fungos que
estão presente nos queijos camambert, gorgonzola e roque fort e trufas.
15) Qual a utilidade do
levedo para o homem? Produção
de bebidas alcoólicas e pão
16) Nos
sistemas mais antigos de classificação biológica os fungos e as plantas
pertenciam ao mesmo reino, o que atualmente não mais ocorre. Cite três características que justifiquem a retirada dos fungos do reino
vegetal.
Não fazem fotossíntese (Falta de
cloroplastos)
Parede celular de quitina (não
possuem celulose)
Reserva alimentar na forma de
glicogênio (não de amido) como nos animais
17) O mofo
que ataca os alimentos, os cogumelos comestíveis e o fermento de fazer o pão
são formados por organismos que pertencem ao Reino Fungi. Com relação a esse
grupo indique a(s) proposição(ões) verdadeira(s):
01) São organismos
eucariontes, unicelulares ou pluricelulares autotróficos facultativos.
02) O material nutritivo de reserva é o glicogênio.
04) Em função da nutrição heterótrofa, esses seres podem viver em
mutualismo, em saprobiose ou em parasitismo.
08) Alguns fungos são utilizados na obtenção de medicamentos.
16) Nutrem-se por digestão extracorpórea, isto é, liberam enzimas
digestivas no ambiente, que fragmentam macromoléculas em moléculas menores,
permitindo sua absorção pelo organismo.
32) Na alimentação humana são utilizados, por exemplo, na fabricação de
queijos, como o roquefort e o gorgonzola.
64) Reproduzem-se, apenas,
assexuadamente por meio de esporos, formados em estruturas denominadas
esporângios, ascos e basídios.
Dê como resposta a soma
dos números associados às proposições corretas.
18) Sobre
os fungos, assinale o que for correto.
1.
Os fungos são organismos uni ou pluricelulares,
aclorofilados, com parede celular e sua reprodução normalmente envolve esporos,
como ocorre entre algumas plantas. Armazenam glicogênio e, como os animais,
apresentam nutrição heterótrofa. Em virtude de suas peculiaridades, são
enquadrados num reino exclusivo: o reino Fungi.
2. Na agricultura, são bastante
reconhecidas as doenças causadas por fungos em plantas cultivadas como: arroz,
milho, feijão, batata, tomate, café, algodão e outras. Entre tantos exemplos
pode-se citar o fungo Hemileia
vastatrix, causador da ferrugem do café, doença que dizimou grande parte dos
cafezais brasileiros na década de 70.
3. Na fabricação do álcool e de
bebidas alcoólicas como o vinho e a cerveja, é fundamental a participação dos
fungos da espécie Aspergillus flavus, que realizam fermentação alcoólica,
convertendo açúcar em álcool etílico. Esses fungos, conhecidos como leveduras,
são anaeróbios que realizam apenas fermentação como forma de obtenção de
energia.
4. Na espécie humana são conhecidas
diversas micoses, que são doenças causadas por fungos. Entre elas consideram-se
o "sapinho" ou a candidíase, causada pelo fungo Candida albicans e a "frieira" ou pé-de-atleta,
provocada pelo fungo Tinea pedis.
5.
Existem fungos aliados dos interesses humanos na agricultura. É o caso
do Metarhizuim anisopliae, um fungo
usado como controle biológico no combate aos seres nocivos às plantações, como
besouros, cigarrinhas e outros insetos.
19) Faça
uma representação gráfica (desenho) de um fungo basidiomiceto com suas
estruturas anatômicas interna e externa.
Fonte: http://www.br-business.com.br/port/fungos.htm
Fonte:http://camisadoze.futblog.com.br/71052/REINO-DOS-FUNGOS/
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